fbpx

Débitos e Créditos – Contabilizando os acontecimentos da vida

Um dia falei ao Prof. Antonio Lopes de Sá, que o saudoso Frei Luca Pacciollo não havia criado nada, quando adotou o sistema das partidas dobradas, mas que ele; religioso que o era; vendo a dualidade da natureza humana e espiritual, apenas valeu-se desta dualidade de débitos e créditos, normalmente entendidos como pontos negativos e pontos positivos por algumas culturas, para firmar a forma de registro que já se denominava como contábil.

Assim o é na nossa vida, quando concedemos créditos, ou recebemos créditos; ficando desta forma com um sistema de conta corrente pessoal que pode e é cobrado pela própria consciência humana individual e coletiva. Digo que sou feliz; aliás, muito feliz, pois no decorrer da minha vida, pude receber créditos e ao mesmo tempo, conceder créditos.

Recebi então, fora do ambiente familiar, muitos créditos; como dos saudosos Raphael Guerreiro com seus valiosos conselhos aos alunos (todos ouviam, cumpriam quem tinha juízo, ou eram sensibilizados); Antonio Samora, que me propôs sociedade naquele escritório que havia assumido pela quebra do seu cunhado; no qual eu iniciei minha vida profissional realmente produtiva; onde entrei sem nada, ainda neófito na profissão, sem nenhum dinheiro que o empréstimo que tomei no Banco Mercantil com o gerente Homero Cândido Diniz (ser humano de boa índole que havia sido meu chefe); Kitisi Iamauti, que, aproveitando minha sede de saber das lides jurídicas, me iniciou nas perícias judiciais e orientou nas muitas viagens em que o acompanhei por muitos cantos; Manoel Cândido Muniz, que se encantou com minha persistência em aprender o melhor direito – ainda na faculdade – e então, como Juiz de Direito, me tornou seu Perito preferido por mais de uma década.

A vida passa, infelizmente, rápida e passageira; mas o que vale são realmente os créditos; não somente aqueles que concedemos, mas principalmente aqueles que tomamos; e então, alguns concedentes, aparecem em nossa vida em momentos importantes; seja com intenções, que nem sempre podemos cumprir, como também em ações concretas; e desta forma, ao aproveitar mais uma oportunidade boa que outro amigo querido me concedeu; sempre com as mesmas qualidades; me vi pensando ao meio dia, que o mero agradecimento que foi manifestado logo de manhã, era pequeno demais, e minha mente, automaticamente me levou a escrever mais, registrando um agradecimento a muitos, que será apenas divulgado a um (representante de peso deste tipo de pessoas que concedem crédito); ou seja a ti.

Lembrei então das boas oportunidades profissionais já concedidas, a do Grupo Garavelo que determinou grandes mudanças profissionais e pessoais; a Casarin, em um momento especial do ponto de vista financeiro; a lembrança para uma possível volta a outra empresa; da qual tenho certeza de que não se realizou por dois motivos, externos as intenções do concedente; e agora, mais um contrato, exatamente do tipo que gosto, que é de ajudar uma mudança e logo ir embora, deixando apenas as raízes da boa convivência e o resultado que o cliente realmente esperava.

Mas, contabilizados os créditos recebidos, e aqueles concedidos, vejo que novamente estou em um gigantesco sistema de conta corrente; onde minha racionalidade me mostra que estou em débito, pois tenho recebido mais do que tenho concedido; o que me leva a pensar que sou premiado; mas que devo continuar tentando alterar esta situação, este desequilíbrio lembrando que somente tenho o direito de relatar o que recebi, ficando impedido de relatar o que concedi.

Walmir da Rocha Melges em 22 de novembro de 2006 em uma Carta à um amigo.

4 Comentários

Comentários estão desativados.

  1. An newsworthy language is worth note. I expect that you should create solon on this topic, it mightiness not be a inhibition individual but generally people are not enough to verbalise on specified topics. To the next. Cheers like your Adult web Step into this.

  2. nordstrom.com.co 7 anos atrás

    Your current positions usually include a decent amount of really up to date info. Where do you come up with this? Just declaring you are very imaginative. Thanks again

  3. Keep up the fantastic piece of work, I read few posts on this website and I think that your web site is real interesting and contains circles of great information.

  4. party dresses uk 7 anos atrás

    I enjoy good reading material like this. It made me think and ponder on many things during the reading. I had to reread a couple of lines because I got so engrossed in this article.

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados para Perito Contábil Walmir Melges | Desenvolvido por Hi Brand & Mkt - Marketing Digital

DMCA.com Protection Status

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?