Axiomas de controle interno
“Os controles internos reduzem os riscos da empresa e asseguram a sua continuidade na medida em que aumentam a segurança das decisões da gestão através da implementação de práticas calcadas na eficiência, eficácia, economicidade e efetividade”.
“Toda empresa demanda a aplicação de POLÍTICAS que orientam os PROCESSOS os quais analisados quanto aos RISCOS e OBJETIVOS determinam os CONTROLES INTERNOS necessários para assegurar a sua CONTINUIDADE”.
“A continuidade das empresas somente pode ser conseguida a partir de objetivos sólidos calcados em bases racionais e válidas que levem e consideração a sua posição favorável dentro do mercado no qual atua e que ela esteja ancorada em controles internos que mantenham aderência com as suas demandas”.
“A mensuração dos riscos somente produzem efeito produtivo se forem levantados com base profissional à luz da realidade interna e externa da empresa”.
“A descrição dos processos deve ser precedida de cuidadoso estudo e diagnóstico das demandas operacionais que irão determinar os controles internos que os suportarão”.
“As políticas da empresa devem manter aderência e compatibilidade com os objetivos sociais pretendidos”
“Os ativos da empresa somente serão produtivos e superarão os passivos quando a persistência da equipe interna e dos gestores estiverem focados em objetivos sociais factíveis e todos estejam remando nas águas das lides gerenciais e operacionais dentro do mesmo rumo, firmeza de propósitos e velocidade”
Autor: Walmir da Rocha Melges – 17 de maio de 2015 – Direitos Reservados.