fbpx

Da importância dos controles internos na administração pública – Axiomas de controle interno

Axiomas de controle interno

“Os controles internos reduzem os riscos da empresa e asseguram a sua continuidade na medida em que aumentam a segurança das decisões da gestão através da implementação de práticas calcadas na eficiência, eficácia, economicidade e efetividade”.

“Toda empresa demanda a aplicação de POLÍTICAS que orientam os PROCESSOS os quais analisados quanto aos RISCOS e OBJETIVOS determinam os CONTROLES INTERNOS necessários para assegurar a sua CONTINUIDADE”.

“A continuidade das empresas somente pode ser conseguida a partir de objetivos sólidos calcados em bases racionais e válidas que levem e consideração a sua posição favorável dentro do mercado no qual atua e que ela esteja ancorada em controles internos que mantenham aderência com as suas demandas”.

“A mensuração dos riscos somente produzem efeito produtivo se forem levantados com base profissional à luz da realidade interna e externa da empresa”.

“A descrição dos processos deve ser precedida de cuidadoso estudo e diagnóstico das demandas operacionais que irão determinar os controles internos que os suportarão”.

“As políticas da empresa devem manter aderência e compatibilidade com os objetivos sociais pretendidos”

“Os ativos da empresa somente serão produtivos e superarão os passivos quando a persistência da equipe interna e dos gestores estiverem focados em objetivos sociais factíveis e todos estejam remando nas águas das lides gerenciais e operacionais dentro do mesmo rumo, firmeza de propósitos e velocidade

Autor: Walmir da Rocha Melges – 17 de maio de 2015 – Direitos Reservados.

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados para Perito Contábil Walmir Melges | Desenvolvido por Hi Brand & Mkt - Marketing Digital

DMCA.com Protection Status

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?